PESQUISE NO BÍBLIAS ELETRÔNICAS

BIBLIASYS

BibliaSys free

 

Bíblia eletrônica inteiramente gratuita e projetada para leitura de textos por voz. É ideal para cegos, deficientes visuais e estudantes da língua inglesa e espanhola. A versão integra os idiomas português, inglês e espanhol. Fotos de lugares bíblicos podem ser baixados bibliasys separadamente. Oferece Mapas Bíblicos em .jpg, dicionário em português das palavras do texto, alfabeto hebraico e grego (botão dir. do mouse), impressão de calendários para aniversariantes (F6), Consulta CEPs do Brasil (Ctrl+F2), manual em português (Ctrl+H), diversos recursos de pesquisa de versículos (Ctrl+P), backup/restore (Alt+A), Inglês e Espanhol (Ctrl+F3), 34 fotos para papel de parede, manual de recursos (F1), leitura inteira da bíblia em um ano (Alt+6). Roda em Windows (todos). A exceção fica por conta da instalação no Windows Vista, onde é necessário seguir instruções específicas que são descritas no Manual ou no e-mail enviado pelo desenvolvedor. Leia abaixo o resumo Requisitos & Instruções para Download e Instalação.

Para mais informações, visite a página inicial do Desenvolvedor da BibliaSys, clicando aqui

Para visitar a página de DOWNLOADS, clique aqui (mas terá que fornecer nome e endereço de email-guarde-os pois serão solicitados em todos os downloads)

 

Requisitos & Instruções

Download e Instalação

REQUISITOS

Sistema desenvolvido para ambiente Windows (No  Vista é necessário seguir as orientações de configuração contidas no E-Mail de passo-a-passo enviado pelo desenvolvedor, também encontrado no manual). O software exige que o sistema seja,  no mínimo, um Pentium 3, com 256Mb RAM ou superior.

INSTRUÇÕES PARA O DOWNLOAD

*Para o DOWNLOAD é necessário fazer primeiro o cadastro no site, mas é simples e rápido. FAÇA O CADASTRO CLICANDO AQUI (em seguida é aberta a página de downloads, onde você é informado sobre tudo que está disponível).  Aconselhamos fazer o download da versão principal e do executável e, depois de instalá-la, acrescentar itens como manual, fotos, mapas, etc.

**Para fazer o DOWNLOAD  da versão principal, de 36.5 Mb clique aqui

 

***Para fazer o DOWNLOAD do executável, de 5. Mb clique aqui

 

***COM ESSES DOIS DOWNLOADS (versão principal + executável) você tem a base completa da BibliaSys.

 

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PESOS & MEDIDAS

 PESOS & MEDIDAS

NOME       CORRESPONDENTE BÍBLICO      EQUIVALENTE ATUAL

Gera                       1/10 do beca ou 1/20 do siclo      0,571 g

Beca                       10 geras ou 1/2 do ciclo               5,712 g

Siclo                       20 geras ou 2 becas                     11,424 g

Mina* ou arrátel**             50 siclos                           571,2 g

Talento***             3000 siclos ou 60 minas    34,272 Kg

 

* A mina em Ezequiel 45.12 é igual a 60 siclos e equivale a 685,44 g.

** O nome arrátel também é usado para libra romana (Jo 12.3, 19.39) que equivale a 325 g.

*** O Talento em Apocalipse 16.21 equivale a 40 Kg.

DINHEIRO

2.1 - Antigo Testamento

a) O siclo, a mina e o talento eram peças ou barras de metal(prata, ouro) usadas como meio de pagamento;

b) Como moeda aparece o darico, também traduzido por dracma, uma moeda de ouro que pesava 8,4 g;

c) A peça de dinheiro ou quesita é de valor ignorado.

 

2.2 - Novo Testamento

Lepto                    Moeda de cobre ou de bronze

Quadrante             Moeda romana de cobre

Asse                     Moeda romana de cobre

Denário                Moeda romana de prata (salário de um dia de trabalho)

Dracma                Moeda grega de prata (igual 1 denário)

Didracma             Moeda grega de prata (2 dracmas ou 2 denários)

Tetradracma         Moeda grega de prata (4 dracmas ou 4 denários)

Estáter                  Moeda grega de prata (2 didracmas ou 4 denários)

Mina                     Moeda grega de ouro (100 denários)

Talento                 Prata ou ouro (6.000 denários)

MEDIDAS DE DISTÂNCIA

Tiro de pedra                    20 a 30 m

Tiro de arco                      100 a 150 m

Jornada de um sábado      888 m

Jornada de um dia            30 a 40 Km

Estádio (romano)             185 m

Milha (romana)                1.479 m

 

MEDIDAS DE COMPRIMENTO

Dedo                                1,8 cm

Quatro dedos*                 7,4 cm

Palmo**                          22,2 cm

Côvado***                      44,4 cm

Braça                               1,80 m

 

* Quatro dedos é a medida da palma da mão na base dos quatro dedos.

** Palmo é a distância entre a ponta dos dedos extremos com a mão espalmada.

***Côvado é a distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio. O côvado em Ezequiel 43.13 equivale a 51,8

cm, pois soma um côvado mais quatro dedos.

****Em consequência, a cana (Ez 41.8) equivale a 3,11 m, pois é igual a seis côvados de Ezequiel.

 

MEDIDAS DE TEMPO

Hora         1/12 do Dia e 1/12 da Noite; a extensão da hora variava de acordo com a estação do ano.

                 As horas do Dia eram contadas a partir do nascer do sol e as da Noite, a partir do pôr-do-sol.

Vigília        Os israelitas dividiam a Noite em 3 vigílias, sendo cada uma de 4 horas.

                 Os romanso dividiam em 4 vigílias de 3 horas cada.

Noite        12 horas, do por-do-sol até o seu nascer.

Dia            12 horas, do nascer ao por-do-sol; 24 horas, de um por-do-sol até outro.

Semana     7 dias, terminando com o sábado.

Mês          29 a 30 dias, iniciando com a lua nova.

Ano          12 meses lunares (354 dias). De 3 em 3 anos acrescentava-se um mês (pela repetição do último

mês) para tirar a diferença entre os 12 meses lunares e o ano solar.

 

MEDIDA DE ÁREA

Jeira          Área que uma junta de bois pode arar em um dia, mais ou menos um quarteirão quadrado com 50m de lado, o que equivale a 2.500 metros quadrados.

CALENDÁRIO JUDAICO

HISTÓRIA DO CALENDÁRIO JUDAICO

                          bíblias eletrônicas

O calendário judaico, diferentemente do gregoriano, é baseado no movimento lunar. Onde cada mês se inicia com a lua nova (quando é possivel visualizar o primeiro reflexo de luz sobre a superfície lunar. Antigamente o calendário era determinado simplesmente por observação.

O grande problema com o calendário lunar é que se compararmos com o calendário gregoriano, temos em um ano solar 12,4 meses lunares, o que ocorre uma diferença a cada ano de aproximadamente 11 dias, para compensar esta diferença, a cada ciclo de 19 anos acrescenta-se um mês inteiro (Adar II).São acrescidos no terceiro, sexto, oitavo, décimo-primeiro, décimo-quarto, décimo-sétimo e décimo-nono anos desse ciclo.

Início da contagem

O ínício da contagem do calendário judaico se refere à criação do mundo.

 

OS MESES DO CALENDÁRIO JUDAICO

O primeiro mês do calendário judaico é o mês de Nissan, quando temos a comemoração de Pessach. Entretanto,

o ano novo judaico ocorre em Tishrei (quando é acrescentado um número ao ano anterior).

MÊS                DURAÇÃO    EQUIVALENTE GREGORIANO

Nissan             30 dias             Março-Abril

Iyar                  29 dias             Abril-Maio

Sivan               30 dias             Maio-Junho

Tammuz                       29 dias             Junho-Julho

Av                   30 dias             Julho-Agosto

Elul                  29 dias             Agosto-Setembro

Tishrei              30 dias            Setembro-Outubro

Heshvan                      29/30 dias        Outubro-Novembro

Kislev              30/29 dias        Novembro-Dezembro

Tevet               29 dias             Dezembro-Janeiro

Shevat             30 dias             Janeiro-Fevereiro

Adar                29/30 dias        Fevereiro-Março

Adar II            29 dias               Março-Abril

ORAÇÃO DO PASTOR

bíblias eletrônicas

 


SÚPLICA DO PASTOR HOJE E SEMPRE

.


 

Nesta noite, ó Senhor, sou consagrado ao ministério da tua Palavra e que tremendo encargo recebo em meus ombros; não fosse minha absoluta certeza de que tu me chamaste e não sei onde iria encontrar coragem para tanto; mas, ó Senhor, tu, que fechaste tão positivamente, diante de mim, todas as portas a que fui bater e, não olhando minha indignidade, minhas quedas e meus tropeços, me abriste bem larga e acolhedora a porta do ministério, ajuda-me a prosseguir neste caminho, dignificando sem cessar o teu nome e honrando minha vocação.

Temeroso é o meu trabalho: pastorear teu povo, com tão pouca experiência da vida, conduzir as ovelhas de meu Mestre, com tão poucas forças, quem ousaria tanto?   

Anima-me, todavia, a certeza de que tu, ó Senhor, que me escolhes­te, serás meu amparo e fortaleza, e, ao dar agora o meu primeiro passo na estrada nova, permite que o dê com firmeza e decisão;

Ajuda-me, ó Senhor, porque já vislumbro as vezes em que minha visão se obnubilará ante a poeira da jornada e de ti espero que me alimparás os olhos;

Esclarece-me, Senhor, porque sou jovem, cheio de preconceitos e de idéias falsas, trabalhando pelo orgulho e pela vaidade; concede que esses inimigos, ao me assaltarem, não me vençam e que eu afaste por completo o desejo de dar na vista e de conquistar posições, contentan­do-me com o lugar que tu me deres e procurando discernir e cumprir a tua vontade;

Auxilia-me a adiantar-me no saber, mas livra-me da presunção e que esteja sempre pronto a reconhecer que, apesar de meus cursos e dos livros que ler, os outros podem muito bem ser mais sábios do que eu; preserva-me desse terrível corrosivo que é a inveja e que eu saiba admirar nobremente a todos os que trabalharem bem, jamais descendo à baixeza de diminuí-los com comentários tendenciosos, só porque trabalham melhor do que eu;

-me a modéstia, que tão bem quadra num enviado teu, e protege-­me contra os triunfos tentadores, para que não desenvolvam em mim enfisemas intelectuais, que a tantos têm arruinado, principiando por ensoberbecê-los;

Ensina-me a ser manso e bom, a moderar minhas violências e intransigências, mas dá-me um caráter que não admita contemporizações com o mal em qualquer tempo e em quaisquer circunstâncias. 

Faz-me pastor eficiente, isto é, fiel em todos os meus encargos, em quem o teu povo possa confiar, que seja ativo e empreendedor, sem que, entretanto, procure pôr tudo abaixo com a pretensão de poder arranjar sucedâneos melhores;

Que nunca transfira as responsabilidades que me couberem para os ombros de terceiros, culpando-os de meus erros e fracassos e com isso dando-me por justificado, mas que saiba resistir impavidamente às conseqüências de meus erros, não procurando me apegar a ninguém mais senão a ti mesmo, para que me perdoes e reanimes;

Que seja capaz, após algum fracasso, de começar de novo, quantas vezes for preciso, um trabalho feito e que isso faça de espírito sereno e alma animosa;

Que saiba ser econômico, sem ser avaro, e caridoso, sem ser dissipador, procurando desenvolver cada vez mais na minha igreja a obra da beneficência;

Que realize, no quanto for possível, um ideal de perfeição em todo o trabalho feito, seja grande ou pequeno, nada abandonando inacabado ou mal cuidado;

Permite que eu me canse no teu serviço, mas fortalece-me para que nunca a fadiga me domine de tal forma que me impeça de executar um trabalho necessário, tal como uma visita, uma pregação ou um auxílio;

Concede que o meu conforto nunca venha se levantar como justifi­cativa para que me recuse a um serviço, mas que saiba deixar-me incomodar sem perder meu sorriso e saiba sacrificar refeições e des­cansos, enjeitar divertimentos e varar noites, sem queixas, nem lamen­tações, mas cada vez mais otimista e mais satisfeito com meu minis­tério

Consente que possa fazer todos os trabalhos com a mesma consagra­ção, sem que por isso aguarde agradecimentos ou louvores, quase sempre maus conselheiros;

Ensina-me o meio de obter a dedicação do bom samaritano a qualquer hora, em qualquer lugar e para quem quer que seja.

Ajuda-me, ó Senhor, a dar valor à minha palavra, embora a com­prometa com uma criança, e que seja sempre pura e nobre e sincera, quer conversando, quer pregando, quer orando; livra-me do bombasticismo rebuscado e insincero;

Que abomine os argumentos tortuosos, próprios para embair os outros e esconder meu pensamento verdadeiro; 

Que saiba pregar meus sermões extremos de palavras ocas, não aspirando galas literárias, mas, sim, a tua aprovação;

Que, ao falar, procure alguma coisa e não faça arabescos na água que não satisfazem, nem confortam o ouvinte desejoso de sólido alimento espiritual; 

-me ânimo para fugir às discussões tão procuradas por quem é moço, nas quais se gastam energias que devem ser concentradas para melhores fins;

Concede-me a palavra boa para consolar os enfermos e os tristes, para reerguer os desanimados e os desviados, para convencer os divergentes e desinteressados, para me alegrar com os otimistas e incentivar os que trabalham;          

Que sempre me expresse com límpida franqueza, sem que, no entanto, jamais confunda franqueza com insolência ou incivilidade e nunca me valha de indiretas covardes para ferir àqueles de quem discordo; 

Livra-me de julgamentos temerários e fundamentados em bases pou­co seguras, como informações de terceiros, intrigas ou atitudes mal interpretadas;

Que eu saiba considerar a leitura de tua Palavra a melhor das leituras, a mais freqüente e a mais longamente meditada e que minha doutrina seja sempre sólida, conhecendo de tal forma minha Bíblia que não deixe voltar vazio aquele que para mim apelar.

Recorda-me que devo respeitar e acatar sempre meus colegas de ministério e que jamais venha a ser apanhado na falta grave de contra eles levantar aleives ou veicular murmúrios;

Que eles tenham sempre de mim a maior consideração e confiança, porque, ó Senhor, no dia em que não houver confiança mútua entre os teus ministros, que será de tua Causa? 

Se me reservas um papel de influência denominacional, que eu não me apresse a exercê-lo e me lembre de que não é preciso arrombar portas, antecipando-me à tua providência;

Mesmo que nunca venha a ter influência e que fique toda a vida adstrito apenas ao trabalho de minha igreja, recorda-me que isto já é por demais glorioso e que, portanto, dirija minha igreja com o mesmo zelo que dedicaria a qualquer outra obra aparentemente mais honrosa, e procure nela edificar um núcleo forte para a glória de teu nome e honra da Denominação;

Se nesta houver lutas, Senhor, que eu não siga outro partido senão o teu, que não tenha outra paixão, que não a tua verdade, que não ouça outra voz além da tua falando em minha consciência, que não haja discurso nem tumultos que me impeçam de ouvi-Ia a indicar claramente minha posição e que, a ela obedecendo, arraste todas as críticas, incompreensões e julgamentos depreciativos; mas, se possível, Senhor, afasta-me dessas questões e concede, antes, que concentre minhas energias na igreja que me deste, ali realizando um trabalho sólido, puro e produtivo;

Que ninguém, ó Senhor, de mim faça uso em proveito de seus interesses e que eu também nada faça confiado no apoio e defesa de terceiros; dá-me fortaleza de convicções para que não seja invertebrado em meus propósitos, sem consistência e sem perseverança, cata-vento que toda idéia nova faz girar; 

Ao mesmo tempo, reveste-me de coragem humilde e nobre de voltar atrás e confessar meus erros, quando for preciso, sem temer as acusações de versatilidade e incoerência, que, talvez, contra mim se levantarem.

Dá-me a dignidade devida para nunca me postar incondicionalmente do lado mais forte, nem incondicionalmente do lado mais fraco, mas incondicionalmente, sim, do lado justo, tenha, embora, contra mim o mundo todo, inclusive minhas amizades mais caras;

Que nunca homem algum, por mais íntimo que seja, ou um partido, por mais forte que se diga, me dissuadam de fazer o que a tua vontade me ordenar;

Ajuda-me a ser igual no tratamento de todos com quem agir, falando aos grandes sem servilismo e aos pequenos sem altivez, a todos com a mesma deferência e a mesma simpatia. 

Permite, ó Senhor, que jamais ninguém me chame de mercenário, ou então que, embora os homens me julguem mal, tu vejas que meu interesse único é exercer com fidelidade meu ministério e que ele é, para mim, a mais importante tarefa de minha vida;

Se, por acaso, for obrigado a "fazer tendas", para me manter, abençoa-me em tal serviço secular, para que possa dar um testemunho que transforme o trabalho numa projeção de meu ministério;

-me a sabedoria de evitar a freqüência de lugares onde um pastor nunca deveria pôr os pés, a fim de que ninguém me aponte como exemplo e justificação de desvios funestos; 

Que, sabendo que sou observado pelos homens, para verem se me apanham em falta, tome isso em consideração, mas o faça sem hipocrisia, sendo igual homem na rua ao homem que for na igreja e no lar, não afivelando máscaras adaptadas a lugares e situações;

Que também em pensamento não seja dúbio e que, ao falar de teu evangelho, não tome uma atitude convencional e falsa, dogmatizando com idéias postiças; que minhas palavras não sejam desmentidas por meus atos;

Que meu pensamento seja sempre puro, de modo a poder transferi-lo e qualquer outro assunto para um sermão ou uma prece, sem necessidade de me altear de qualquer baixeza em que esteja devaneando comprazido; 

Que não blasone de feitos e virtudes, mesmo perante os mais íntimos, dispondo de uma veste de pavão para uso caseiro, e me revestindo de modéstia apenas para uso externo;

Que, se por acaso for preterido num trabalho, saiba discernir nisso a tua vontade agindo e que não contenda, não me sinta ofendido pela preterição, nem dela viva falando amargurado ou queixoso; 

Que, o quanto possível, mantenha meu corpo sadio e forte, pois é o templo do Espírito, mas lembrando-me sempre de que é piedade que para tudo é útil e que meus joelhos não cansem de se dobrar diante de ti e meus pés não se exaurem de caminhar no teu serviço;

Que eu saiba coibir meus impulsos e saiba ser, na justa medida, tolerante, sabendo exortar com simpatia e compreensão, de modo a ganhar, e não a afugentar os homens.

Dá-me Senhor uma companheira que seja de fato uma ajudadora em todo o meu trabalho, que tenha também espírito de sacrifício e não viva se embonecando como qualquer frívola mundana, nem preocupada com deleites outros que não os do lar e os de teu serviço; que seja piedosa e diligente, ajudando-me quando eu sentir muito grande o peso de minhas obrigações, animando-me quando vir diante de mim turvos horizontes, corrigindo-me, amorosa, quando minhas tendências, despertadas, me quiserem desviar do plano correto de conduta, caminhando comigo lado a lado, até o fim, para onde quer que me enviares, sem discutir e sem se rebelar;

Que tenha a compreensão necessária para me apontar erros de que me possa desviar e não me induza as concessões que me amolentem o espírito;

Que, dedicado e atencioso, humilde e cheio do desejo de servir, concorra para conquistar o meu povo e atrair almas para tua igreja;

Que não ande entremetido em intrigas e maledicências, nem faça questão de ser a mais bem vestido na igreja, a fim de que por causa disso eu não venha a ser censurado;

Que saiba servir e tenha caráter, despreocupado de mundanidades, mas comigo mantendo, até o dia em que me chamares ou a chamares, a mais completa união de vistas;

Que saiba comer comigo o pão das lágrimas e arrostar, decidido, o açoite da perseguição, sem que venha me lançar em rosto a culpa dessas coisas ou me atormentar com lágrimas e suspiros, em lugar de, bem unida a mim, enfrentar bravamente a vida de tal modo que diante das tempestades apareçamos ligados como se fôssemos um só. 

Finalmente, Senhor, perdoa-me a insipiência, os trabalhos mal feitos e as mil inevitáveis omissões em que a minha mocidade me fará incorrer, e enrijece-me espiritualmente para que melhore todos os dias;

Que me conserve absolutamente honesto e puro, não tendo de que enrubescer, quando erguer a mão para abençoar, em teu nome, o rebanho que tu me confiares; que saiba não ser pela prática de todas essas coisas que irei ganhar o céu, pois este, Cristo, por seus méritos, tão-somente já ganhou para mim, mas que as faça porque almejo ser mordomo fiel, e porque, tendo sido regenerado, tornei-me árvore boa, que deve produzir bons frutos.  

E mais e mais coisas tenho para te pedir, ó Senhor, e tu o sabes; a agitação desta hora em que sinto o glorioso e o difícil de minha investidura não me deixa lembrar de tudo. Mas tu sabes, Senhor, e tu me darás auxílio.

Fonte: FERREIRA, Ebenézer Soares. MANUAL DA IGREJA E DO OBREIRO. JUERP. 1981

 

 

 


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CONTENDAS, breve estudo

CONTENDAS, breve estudo
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Pouco elogioso para a igreja é constatar que as contendas têm como raiz a carnalidade do ser humano, em sua deprimente incapacidade de ter paz consigo mesmo e com os outros ao seu redor, revelando ausência de domínio próprio e do aprendizado da Palavra de Deus. Ferramenta destrutiva do inimigo, ela deve ser combatida na vida cristã e na sua manifestação dentro da igreja do Senhor Jesus. Sua origem, manifestação, causas e conseqüências são amplamente abordadas pelo Apóstolo Paulo, com o fim de preparar para o Senhor Jesus um povo “zeloso de boas obras”. LEIA NA ÍNTEGRA clicando aqui

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